[momento prozac] lusofonias

Da música portuguesa. Há uns anos era só a Amália Rodrigues que se encontrava lá por fora. Depois apareceram os Madredeus. Ultimamente, mais a Mariza.

Mas nesta última viagem, encontrámos Cristina Branco, Mariza, Camané, Ana Moura em várias montras de lojas de discos, a maior parte delas especializadas, mas também em algumas generalistas. Assim como concertos destes por lá anunciados.

Até num restaurantezinho em Amesterdão, enquanto comíamos, reparámos que a banda sonora de fundo era Sara Tavares.

Ultimamente, têm surgido notícias da inclusão de músicos portugueses em várias listas dos melhores do ano em jornais e revistas internacionais.

Perante tudo isto, sorrio. E é pela música tradicional, pelo fado, que lá vamos. No pop rock, a competição é demasiada. Sempre gostei muito de The Gift ou David Fonseca. Mas um dia alguém escreveu que há centenas de bandas parecidas com estes. Difícil ser-se notado, difícil ser-se destacado.

Anúncios

2 comentários

Filed under momento prozac

2 responses to “[momento prozac] lusofonias

  1. É óptimo saber que um pedacinho de nós, da nossa cultura, está a ser dada a conhecer ao mundo! Infelizmente, aqui no México, ninguém conhece nada de música Portuguesa. Pior, os mexicanos, como povo patriota que são, só ouvem música mexicana! É verdade, a esmagadora maioria ouve música ranchera e de mariachi!
    Fico pasma que nem sequer ouçam música dos States…
    Já fui a uma festa em que levei música Portuguesa (tradicional e fado) gostaram, mas sei que jamais me pedirão para gravar, ou até para numa próxima ocasião: levar para poderem ouvir de novo!
    Estão muito fechados no seu País. O seu País é o seu Mundo!

  2. Bingo. Quanto mais identitário, mais universal. Quanto mais universal, mais uniformizado, em competição global. E andou você uma data de anos a estudar marketing para depois não ensinar isto aos nossos editores? Francamente 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s