em refogado com aroma a hortelã

crónicas, excertos, pinceladas da vida de um médico. medicina mas principalmente além-medicina. música, compassos e notas soltas. livros, parágrafos e frases. filmes, grandes planos e imagens avulso. algum futebol (em tons de verde e branco) e pontapés na bola. tudo refogado com um aroma a hortelã

Em refogado…

[história clínica]

documento elaborado por médicos, que abrange a história do internamento, assim como todo o passado médico do doente… a refogar como histórias do quotidiano médico

[momentos lexotan]

nome comercial de bromazepam, medicamento da família das benzodiazepinas, usado no tratamento de sintomatologia ansiosa e perturbações de ansiedade… a refogar como coisas que me irritam ou me cansam principalmente no dia-a-dia profissional, as ansiedades profissionais…

[momentos prozac]

nome comercial de fluoxetina, inibidor selectivo de recaptação das serotoninas, usado em situações de depressão… a refogar como pequenas alegrias da vida, grandes alegrias da vida, descontracções e prazeres…

[videoscopia]

técnicas cirúrgicas ou endoscópicas que usam o recurso ao vídeo em medicina… a refogar como incursões pelo mundo youtube e afins…

[estetoscópio]

aparelho utilizado para amplificação de sons corporais, nomeadamento cardíacos, pulmonares ou abdominais… a refogar como sugestões musicais e descobertas a partilhar…

[raio x]

transmitido através do doente, impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas… a refogar como fotografias e momentos captados ao tempo…

[espólio]

colecção de objectos pessoais do doente recolhidos e guardados quando o doente é internado… a refogar como objectos que me dizem muito…

[exame objectivo]

exame físico realizado pelo médico ao doente… a refogar como comentários e afirmações pessoais e muito transmissíveis…

[parâmetros vitais]

listas mais ou menos importantes High Fidelity style de música, livros, wishlist’s e o que mais me vier à cabeça…

[terapêutica]

medicação prescrita que o doente faz diariamente… a refogar como coisas de que gosto

[anestesia]

coisas que não gosto

[literatura médica]

livros lidos, projectos de leitura e o mundo das letras

[afasia de expressão]

o meu dicionário médico

2 responses to “em refogado com aroma a hortelã

  1. Caríssimo:

    Recebo, regularmente, os seus deliciosos posts, que leio com um prazer terapêutico. Razão pela qual coloquei o r&h no meu reduzido blogroll, a ver se levo outros a tratamento :-).
    Como não vislumbro e-mail no seu blogue e escrevi este post sobre um domínio que lhe deve interessar, envio-lhe o link por este meio (palavra de honra que não faço a mínima ideia se o trackback funciona). Espero que aprecie.

    Machos em perigo

    Um abraço

    Manuel Margarido

    asfolhasardem.wordpress.com

  2. Carriço

    Há dias assim, em que pela manhã se descobre mais um bom canto para ir passando. E ao som de Antony and The Johnsons, melhor ainda!

    Saudações

Deixe um comentário